
Em um marco histórico para a indústria automotiva, a Kawasaki realizou a primeira demonstração pública de uma motocicleta movida a hidrogênio. Este evento ocorreu no famoso Circuito de Suzuka, no Japão, durante as 8 Horas de Suzuka, em 20 de julho de 2024. A motocicleta apresentada é baseada no motor de quatro cilindros em linha de 998 cc supercharged, similar ao usado na Kawasaki Ninja H2, modificado para injeção direta de hidrogênio.
A inovação desta motocicleta está na sua capacidade de combustão de hidrogênio, o que resulta em emissões principalmente de água, com uma quantidade mínima de CO2 devido ao uso de óleo de motor convencional. O design também inclui cilindros de hidrogênio montados no chassi, que foram especialmente projetados para acomodar o sistema de abastecimento de hidrogênio.
O desenvolvimento desta moto faz parte dos esforços da Kawasaki em direção à neutralidade de carbono, com planos para disponibilizar motocicletas com motores de combustão interna a hidrogênio ao público até o início da década de 2030. A Kawasaki é um membro pleno da HySE (Hydrogen Small mobility & Engine technology), uma associação de pesquisa que inclui outras grandes empresas japonesas como Honda, Suzuki, Yamaha e Toyota. Esta associação se dedica à pesquisa de motores a hidrogênio e sistemas de abastecimento para veículos de pequena mobilidade, incluindo motocicletas.
Assistir ao vídeo e saber mais sobre essa inovação, confira:
Durante a demonstração, a moto realizou voltas no circuito de Suzuka, mostrando não apenas sua funcionalidade, mas também o potencial da tecnologia de hidrogênio para um futuro mais sustentável no setor de duas rodas. Além do evento em Suzuka, a Kawasaki também divulgou um vídeo da moto em ação no Autopolis Circuit, no Japão, oferecendo uma visão mais detalhada.