1 de agosto de 2025
volkswagen-idunyx--20240315183742-1600x1065

A Volkswagen, uma das maiores fabricantes de automóveis do mundo, anunciou recentemente sua nova linha de SUVs elétricos, a ID.UX, com o objetivo de competir diretamente com a BYD, uma empresa chinesa que tem liderado o mercado de veículos elétricos.

A Linha ID.UX

A linha ID.UX foi apresentada ao mundo no Salão de Pequim 2024, com foco em modelos elétricos para o mercado chinês. O primeiro modelo revelado dessa linha é o ID.UNYX, um SUV compacto com previsão de lançamento na China ainda no final deste ano.

O ID.UNYX apresenta um design moderno e esportivo, com linhas fluidas e faróis dianteiros que integram luzes diurnas, além de duas grandes matrizes de LED. O veículo também possui um para-choque dianteiro com entradas de ar para reduzir o arrasto. As rodas de 21 polegadas sugerem uma estética moderna e futurista, junto de uma parte traseira que integra lanternas traseiras em forma de U e luz de freio elevada.

Tecnologia e Conectividade

O ID.UNYX não deixará o motorista desconectado, graças ao seu painel de instrumentos digital e uma tela central de 15 polegadas. Seu sistema tem compatibilidade com Apple CarPlay e Android Auto e ainda conta com uma série de recursos conectados, como navegação, entretenimento e controle do ar-condicionado. Há também um head-up display para projetar informações importantes no para-brisa, que podem ser desde a velocidade do veículo, algum detalhe de navegação e informações de segurança.

Desempenho e Autonomia

O SUV terá dois motores elétricos, um dianteiro e um traseiro, que juntos serão capazes de entregar 250 cavalos de potência. A bateria, fabricada pela CATL, será de íon de lítio de última geração, com alcance de até 400 km com uma única carga.

Estratégia da Volkswagen

O lançamento do ID.UNYX marca o início da estratégia da Volkswagen de recuperar o espaço perdido no mercado chinês e também se tornar mais relevante no meio dos veículos elétricos. Nos planos da montadora, estão o lançamento de mais 5 modelos elétricos conectados da linha ID.UX até 2027. Também haverá expansão para elétricos tomando como base os modelos de combustão já existentes da empresa, e o lançamento de carros híbridos.

A Volkswagen planeja ter pelo menos 12 novos modelos a combustão e 6 modelos híbridos no mercado chinês até 2030. Com essa estratégia, a Volkswagen espera retomar a liderança no mercado chinês, que foi superada pela BYD.

Conclusão

A entrada da Volkswagen no mercado de veículos elétricos na China com a nova linha ID.UX é um passo significativo para a empresa. Com o lançamento do ID.UNYX e outros modelos planejados, a Volkswagen está pronta para competir com a BYD e outras marcas no crescente mercado de veículos elétricos. Apenas o tempo dirá se a Volkswagen conseguirá retomar sua posição de liderança no mercado chinês.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *